A forum where idiots are not censored

Lease this WebApp and get rid of the ads.
Eu
Resposta
Thu Jul 10, 2003 03:24
200.225.246.150

Por que é tão difícil a convivência entre as pessoas? Como se explica que hoje "morramos de amores" por alguém, mas amanhã sentiremos ódio ou indiferença pela mesma criatura? Segundo Jean Paul Sartre, porque "o inferno são os outros".
Como Sartre estava enganado! Como pôde uma mente privilegiada daquelas se deixar levar pelo canto de sereia do narcisismo, achando que somente os outros seriam demônios, e ele mesmo, o arcanjo Gabriel? O inferno somos todos nós! E o que mais me surpreende é que o calor deste inferno esteja mais para banho-maria do que para azeite fervente.
O que causa espanto não é a natureza primitiva dos seres humanos, mas a rapidez de sua evolução. Então, levando-se em conta os nossos instintos animalescos tais como agressividade, impulso sexual, impulso aquisitivo, competitividade pela sobrevivência e similares, o que, de fato deveria surpreender é termos tido de suportar tão poucos Hitlers, Saddams, Bushs e outros demônios, e nunca o contrário.
O que deveria ser levado como notícia nos jornais seria a escassez de bandidos, estupradores, traficantes e criminosos do colarinho branco; o insignificante volume de violência nas grandes cidades; o fato de os Estados Unidos terem sido vítimas uma única vez de atentado terrorista e a quantidade relativamente mínima de guerras em que este país tem-se envolvido. E, por fim, a incidência insignificante de divórcios. Por enquanto, não há outra explicação para tamanho comedimento, se não a teoria de Freud acerca do SUPEREGO. Aliás, para tudo o quanto não se consegue explicar pela lógica, invoca-se o nome do austríaco, embora nem sempre ele tenha fornecido subsídios para tal, e nem as suas reais explicações tenham sido sempre plausíveis e convincentes.

  • Rentrez chez vousApemantus, Wed Jul 9 14:29
    Dans 10 ans vous serez tous notaires.
    • Resposta — Eu, Thu Jul 10 03:24
      • Prenez, ceci est son corpsApemantus, Thu Jul 10 07:44
        Mister Bouana, vous ne pourriez pas traduire ce charabia ?
        • Vaut pas la peineTomás, Thu Jul 10 09:53
          C'est un jeune admirateur de gôche de Lula. Ça passera vite.
          • La Patria es la AméricaEu, Fri Jul 11 04:11
            Nadie está obligado a cooperar en su propia pérdida o en su propia esclavitud, la Desobediencia Civil es un derecho imprescriptible de todo ciudadano". (Mahatma Ghandi) Si la historia la escriben los ... more
Click here to receive daily updates
Which does not mean they are tolerated